Quem somos

Somos uma rede de redes. Somos o elo brasileiro do CASA Latina, o Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina, que por sua vez é o elo latino-americano da Rede Global de Ecovilas (Global Ecovillage Network – GEN).

Juntos, articulamos e fortalecemos as redes nacionais, biorregionais e latino-americanas que promovem, educam, investigam e difundem estilos de vida sustentáveis e regenerativos, propiciando o apoio mútuo, o intercambio de informações, sabedorias, talentos, produtos e serviços; e convocando encontros promovidos periodicamente pelas redes do CASA.

Definimos assentamentos sustentáveis como aqueles que praticam e cultivam hábitos criativos de cuidado com os seres humanos e com a diversidade das formas de vida e entidades da natureza.

O Conselho de Assentamentos Sustentáveis inclui iniciativas que caminham para a sustentabilidade nas dimensões: ecológica, social, política, econômica e cultural/espiritual.

 

Missão e Visão do CASA Brasil

Missão: “Articular a rede para facilitar a organização e a troca de conhecimentos, experiências, soluções e recursos, colaborando para o empoderamento de assentamentos humanos sustentáveis e iniciativas regenerativas existentes, além de fomentar a criação de novos projetos que promovam a transição para a sustentabilidade.”

Visão: “Pessoas, comunidades multiétnicas, iniciativas e movimentos sustentáveis e resilientes, conectados em uma rede de confiança pela regeneração da Mãe Terra.”

 

Estrutura Organizacional

Através dos objetivos impulsionados como ponto de partida para a consolidação do CASA Brasil, adotamos a Sociocracia como modelo de governança interna da rede brasileira e pudemos caracterizá-la e distribuí-la em holones, ou círculos operacionais. Cada círculo operacional é composto por um LO (Líder Operacional) e um RP (Representante).

Juntos, os círculos operacionais  conformam o grupo motor do CASA Brasil, ou a nossa “Cozinha”, onde literalmente colocamos a mão na massa. Como resultado, montamos a estrutura organizacional do grupo “Cozinha do CASA Brasil” com os seguintes círculos operacionais: Administração e Finanças, Comunicação e Gestão de Projetos.

Definimos também que o “Conselho do CASA Brasil” é formado por um grupo de dois conselheiros regionais do Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ademais de dois conselheiros que fazem o elo duplo com o CASA Latina e dois conselheiros por cada círculo temático: Eco-Caravanas (CASA Rodante) e Jovens. Além de uma dupla de anciãos que atuam como os nossos Guardiões de Visão. Estes últimos estarão permeando entre o Conselho e a Cozinha do CASA Brasil.

No total, o grupo “Conselho do CASA Brasil” conta com 16 conselheiros nacionais.

Os conselheiros serão convidados a trabalhar com a “Flor do CASA” em suas regiões e serão responsáveis por estruturar a rede regional e estabelecer alianças para definir, através de eleições sociocráticas, os líderes operacionais e os representantes de cada pétala.